Saiba mais sobre Benefícios da manutenção preventiva
A melhor maneira de evitar que suas máquinas não deixem você na mão, prejudicando a produtividade do seu negócio e o seu ciclo de entregas, é contar com uma estratégia de manutenção preventiva que seja capaz de prevenir as falhas sazonais. Com isso, é possível criar um programa de inspeção e através da substituição de peças que apresentam algum indício de desgaste ou fadiga, garantir uma maior disponibilidade dos equipamentos e consequentemente melhorar sua eficiência, ou seja, uma rotina de manutenções preventivas.
O principal objetivo de uma estratégia de manutenção preventiva é estabelecer práticas que aumentem a vida útil dos conjuntos e componentes, evitando paradas inesperadas e o principal, despesas que não foram previstas no budget anual das empresas e geram custos extras à produção e consequentemente para o cliente final.
Veja a seguir algumas razões por que uma estratégia de manutenção preventiva pode melhorar seus resultados de negócio:
Mais produtividade para a equipe de manutenção
Quando não existe um programa de manutenção preventiva, você geralmente é surpreendido por ocorrências que exigem reparos imediatos, exigindo o deslocamento de equipes que, muitas vezes, gera custos com horas extras. Uma estratégia de manutenção pode ajudá-lo a evitar esse tipo de ocorrência e manter um melhor planejamento das paradas de rotina dos seus equipamentos.
Mais qualidade e agilidade nos reparos
Planejar o trabalho com antecedência, com a programação de tarefas e a garantia de peças de reposição, é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços de manutenção e dar mais agilidade aos processos. A conta é simples, pois máquinas paradas não geram faturamento: os custos de manutenção de uma máquina quebrada podem ser até cinco vezes mais altos do que a mesma atividade feita de forma ordenada e planejada.
Além disso, uma estratégia de manutenção preventiva permite definir prioridades, tornando seu time de manutenção uma peça importante para decisões mais estratégicas, como a preparação para a compra de novas máquinas.