certificado RBC e RASTREADO
A calibração RBC, ou “Acreditada”, é aquela que é reconhecida pelo INMETRO, além de outros órgãos internacionais. A sigla RBC significa “Rede Brasileira de Calibração”, cujo selo certifica que a calibração foi realizada em um dos laboratórios que integram essa rede. Quando o equipamento é calibrado dentro desse processo, a rastreabilidade da medição e a comprovação dos métodos empregados são dispensados, uma vez realizadas as análises previstas por Normas como a ISO IEC 17025, observada pelo INMETRO.
Sendo assim, a “Calibração Rastreada” será justamente o oposto disso. Trata-se de um processo não reconhecido pelo INMETRO, não contando assim com o selo de “Acreditação”, que nada mais é do que um atestado emitido por uma entidade especializada e reconhecida no que diz respeito à avaliação metrológicas e de conformidade. Com tal certificação, o órgão de medição reconhece e transfere seu capital de competência aos materiais e processos avaliados.
A calibração rastreada, portanto, emprega métodos de medição fechados, elaborados internamente (por essa razão eles requerem a fundamentação dos processos). Aí o sentido da palavra “rastreabilidade”, pois o laboratório torna-se obrigado a apresentar aos clientes as evidências e parâmetros adotados na medição, que não atendem a padrões mais abrangentes, nacional e internacionalmente, como ocorre no caso da Calibração RBC.